It’s a good thing that pre-1998 cars are banned from circulating in downtown Lisbon, the air quality is grateful

https://i.redd.it/f8dj7y4daxpd1.jpeg

Posted by Cry-Technical

29 Comments

  1. Acho que esta foto só conta metade.

    A outra metade está encostada à segunda circular.

    🛫🛬🛫🛬🛫🛬🛫🛬🛫🛬🛫🛫🛫🛬🛬🛬

  2. A qualidade do ar seria pior se não estivessem banidos e também é uma forma de tirar mais pessoas da estrada e forçar a tentarem procurar meios alternativos de transporte

  3. Agradeceria, se a ZER fosse cumprida. O Medina criou-a mas não teve coragem de a aplicar. O Moedas é carrista ao máximo mas não tem coragem de acabar com ela. Um limbo de cobardias.

  4. Que alívio. Finalmente essa terrorista ambiental da Dona Milinha no seu Seat Ibiza 1.0 de 97 tem o que merece. Era só o que faltava ela andar por aí a poluir o ar das ruas em que tenho todo o direito de circular no meu Mercedes G63 AMG.

  5. Ainda ninguém se lembrou de meter um sensor de emissões nos escapes dos carros, temos IoT para quê? E aqueles carros que estão pretos do escape, não dá nas vistas o suficiente para ver que tem emissões muito a cima? Aquilo até quando deixa uma nuvem preta numa reta de 100 metros.

  6. Uma pesquisa rápida no google diz que:

    > A single cruise ship produces smokestack and exhaust
    emissions equivalent to 12,000 automobiles every day

    e

    > A 2023 study from Transport & Environment found, “Europe’s 218 cruise ships emitted more sulphur oxides (SOX) than 1 billion cars in 2022, or 4.4 times more than all the continent’s cars.”

  7. Pergunta honesta: alguém já foi multado por isto? Eu sei que noutras cidade europeias que isto é controlado com cameras, mas em Lisboa nunca vi nada disso.

  8. Own-Exchange1664 on

    Em matosinhos é a mesma coisa. Temos uma das melhores praias do mundo para surf em matosinhos, e está completamente destruida por causa dos cruzeiros, estao a tornar a praia numa lagoa de agua choca.

    Eu e os meus amigos, e outros que conheço ja ficaram doentes por fazer surf em matosinhos, mais que uma vez, trazer o assunto ao controle de aguas e CM de Matosinhos so deu com receber gas lighting deles a dizer que ta tudo bem e eu é que devo ter ficado doente noutro sitio e a qualidade da agua é optima e eu devo ter sonhado peixes mortos e lodo na costa.

    Enfim tudo para dizer que é tudo grande tanga para fazer o povo pagar mais por razao nenhuma. Se tivessem tao preocupados com o ambiente nao deixavam la os cruzeiros e cargueiros enormes nem extendiam a doca. Mas pronto, obviamente que os cruzeiros dao 8 vezes mais receita que o surf ou a praia em si, e em portugal ta tudo a venda, desde praias, dunas, até o passaporte

  9. Por acaso é interessante como estás a comparar os 370 000 carros que entram em Lisboa todos os dias, sem contar os que já cá estão, fazem menos poluição que esse navio. Talvez se falares dos aviões seja outra história, mas mesmo assim não sei se os poluentes que são mais localizados no aeroporto e porto afetam mais os cidadãos na cidade inteira vs os poluente que são emitidos por todos os automóveis e camiões e autocarros que andam pela cidade

  10. Professional-Stock64 on

    Nunca foi sobre o meio ambiente e sobre controle e controlar os mais fáceis de serem controlados que são os pobres. Tem carro esportivo zero que solta 2 a 3 vezes mais monóxido de carbono, então não e sobre a emissão mas sim sobre quem pode ter carros novos ou não.

  11. Acho que já deu para perceber que a baixa de Lisboa e do Porto não são para os Portugueses…triste o fado Português.

  12. Internal_Gur_3466 on

    Nunca percebi a vantagem dos cruzeiros, despejam milhares de pessoas na cidade criando uma enorme pressão na infraestrutura, não pagam taxa turística porque não dormem em Lisboa, talvez consomem algo em restaurantes e vão-se embora.

    Depois há outro problema: o cruzeiro precisa de ter os motores a trabalhar mesmo quando está parado, para os geradores de eletricidade. Devia haver forma de se ligarem à rede.

  13. Um diesel de 91 até é capaz de poluir menos do que um turbo diesel moderno com as modificações do costume. Eliminação da EGR, FAP, AdBlue, repro, etc…

  14. Um detalhe importante é que esses gases estão ser emitidos alto, num ponto único, e não deverão descer sobre a cidade. Já os gases dos automóveis são emitidos em todo o lado e ao nível do nosso nariz.