Good afternoon Portugal. I’ve noticed this type of thing for some time now, and it’s something that really resonates with me. Does it also confuse most people?

Across the country, whether in cities or more rural areas, there are a huge number of telephone and network cables spread across facades and hanging between buildings and houses. In my opinion, this makes the streets look terrible.

Wouldn’t there be a better solution for this? Shouldn’t we collectively think about improving this aspect aesthetically? Or pressure operators to have better solutions when installing cabling and terminals?

I know that there are much more important and urgent things to deal with in our society, but anyway, I remembered this.

https://i.redd.it/kmw7cdzirfvc1.jpeg

Posted by StarkDiletant

8 Comments

  1. “Não haveria uma solução melhor para isto?”

    Claro que existe solução até é muito simples, basta meteres o predio abaixo que eles mudam os cabos. /s

    Estamos a fazer um prédio que vai encostar a fachada de um existente com um túnel por baixo para acesso pedonal, passam lá cabos de todos os operadores (só na passa Digi pois começamos a construção antes de eles iniciarem a construção da rede), foi a loja de todos os operadores estes foram os resultados após um ano:

    Nowo, no dia a seguir ao pedido apareceu um técnico, expliquei o que iria acontecer, nunca mais apareceu

    Vodafone, não podia fazer pedido na loja, indicou-me no site onde fazer o pedido, basicamente é onde se podem fazer reclamações, até hoje sem contacto.

    NOS, pedido tinha de ser feito atraves da linha de apoio, fiz no momento foi atribuído um ticket, passado 1h de sair da loja foi contactado, depois disso mais nenhum contacto.

    MEO, passado duas semanas aparece um técnico, expliquei que na fachada onde estão os cabos vão ficar pilares do prédio (felizmente estão mais baixos que a placa do piso, mas que tínhamos deixado dois tubos enterrados para a passagem dos cabos, resposta do técnico, fizeram bem, não se preocupe quando existir problemas nos cabos mudamos e aproveitamos os tubos que deixaram.

    Resultado os cabos estão +- entubados dentro de um parede, visíveis de um lado e doutro do prédio a passar nas paredes (como na foto) e no dia que existir um problema com o cabo, os clientes irão ficar uns largos dias até vir uma equipa para substituir o cabo.

    Resumo da história enquanto não fizerem obras na fachada que obrige á retirada dos cabos ele ai vão ficar, e até sou capaz de apostar nem todos esses cabos estão a funcionar.

  2. NewCantaloupe5485 on

    Li uma noticia sobre isso (01/02/2024):

    “Em Janeiro, em conjunto com operadores privados e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Câmara Municipal de Lisboa (CML) **iniciou o programa Lisboa sem Fios** para limpar estas manchas da paisagem e valorizar o património. **O objectivo é remover os cabos inutilizados, enquanto os que ainda estão activos são transferidos para o subsolo**, numa operação estética ainda em fase piloto, que **arrancou em Alvalade e Arroios e que vai estender-se a outras zonas da cidade.”**

    [Fios nas fachadas? Décadas de camadas depois, Lisboa está a retirá-los (timeout.pt)](https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/operacao-estetica-2024-lisboa-comeca-a-retirar-fios-das-fachadas-020124)

  3. É das merdas que mais me faz confusão, ainda na semana passada fizeram na casa do meu vizinho uma passagem de cabo de merda. O funcionário da NOS claramente só queria colocar o cabo na casa do cliente e estava a cagar para o resto.

  4. Alguém sabe como resolver esta mrd?

    Comprei casa há 2 anos e já vinha com um presente destes. Mas ainda pior porque aí tem umas 5 caixas (já estou a escrever, n consigo ver a imagem xD) , na minha casa estão os fios todos pendurados num só ponto.

    Ando a adiar mas não sei como começar. É responsabilidade da junta?

    Tenho a certeza que mais de metade dos fios já nem servem para nada

  5. A rede de fibra foi instalada nas infraestruturas já existentes, e combinado com as operadoras quererem o trabalho feito rápido, acaba por ficar um serviço feio.

    Há várias soluções para este problema, a primeira seria instalar infraestrutura a pensar no amanhã e não no ontem.

    Podíamos também colocar os fios debaixo da terra, o que seria uma péssima ideia porque ficaria imensamente mais caro instalar e fazer a manutenção (coisas que os clientes e que pagam) e cada vez que houvesse muita chuva, haver inundações e pessoas a ficar sem serviço era praticamente garantido.

    Eu acho que eles poderiam ter mais brio no trabalho e não deixar os fios com tanta folga e tanto rolo de fibra pendurado, já no que toca aos fios passarem no ar, acho que podemos começar a fazer infeasrutuea a pensar nisso, mas no que já está é melhor ser feito e toda a gente ser acesso, do que bonito e ser só para Lisboa e Porto, como acontece com tanta coisa.